Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
Ernesto, o que eu ainda não entendo é por que você acha que a sociedade irá aos poucos se tornar altruísta, generosa e etc. Quais argumentos/dados suportam isso?
A história. A sociedade atual é muito mais preenchida por pessoas do bem do que já o fora em épocas anteriores. A consciência moral e ética é muito mais viva hoje do que já o foi ontem. A criminalidade de hoje é menor do que a de antigamente. A proporção de pessoas honestas é maior na atualidade. Certamente que há idas e vindas. O que eu falo é a respeito de uma tendência secular ou milenar. A comparação que faço é com a situação de 500, 1000, 1500, 2000, 2500,,, anos atrás. Não é com 50 anos atrás. Além disso, a população está cada vez mais instruída e educada. A prosperidade aumenta e a renda se distribui cada vez mais. Da mesma forma que a saúde e a expectativa de vida. Tudo isso contribui para que as liberdades sejam cada vez maiores, a democracia (que é um passo da tirania para a anarquia) se difunde cada vez mais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário