Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 1 de fevereiro de 2015
"Tanya Luhrmann, antropóloga e professora da Universidade de Stanford, defende que a maioria das pesquisas acadêmicas sobre religião e bem-estar, mostra que a religião é boa para o ser humano."
Sim, é verdade. Mas isso não lhe confere o estatuto de verdadeira. E, para mim, uma mentira, mesmo que seja mais confortável e, portanto, pragmaticamente preferível, é eticamente abominável. O que as religiões têm de bom, que são alguns aspectos morais, não prescinde delas para prevalecer. Por outro lado elas provêm ilusões que levam as pessoas a um conformismo extremamente nefasto. Como se resignar com uma vida má fiando-se em uma recompensa celestial. Outro fator é que, apesar de promoverem um congraçamento e uma solidariedade entre os membros de cada uma delas, em geral, promovem a discórdia entre os membros de religiões ou confissões diferentes. Grupos de pessoas religiosas são facilmente manipulados por detentores do poder para a realização de seus desígnios de dominação e obtenção de poderio econômico, político e militar a pretexto de promoverem a difusão da verdadeira fé, contra os infiéis, que são todos os que não seguem aquela particular crença.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário