sexta-feira, 29 de maio de 2015

Deveriam ensinar essas matérias, com aprofundamento, no colégio: Política, Educação no trânsito, Astronomia e História?‎

Acho que política, cidadania, boa educação, quer no trânsito, quer em casa ou na escola deveriam ser assuntos abordados em uma disciplina escolar do tipo da antiga "Educação Moral e Cívica". História já é uma matéria, que precisa incluir temas atuais como a história do oriente próximo, do extremo oriente, do resto das Américas e outros tópicos. Astronomia, astrofísica, geologia e cosmologia deveriam ser tópicos abordados nas matérias Física e Geografia. Dá para se ver muito mais coisa importante no Ensino Médio e no Fundamental se se deixar de lado tópicos puramente tecnicistas e se tratar dos assuntos de forma mais sintética nas aulas, transferindo grande parte da aprendizagem para um trabalho extra-classe. Da mesma forma que transformar o ensino em horário integral (manha e tarde), com oito aulas por dia, incluindo educação física cotidiana (calistenia e não esportes) e tempo de estudo e feitura de tarefas na escola, deixando a noite inteiramente livre para o laser e a convivência familiar. A refeição na escola também seria ótimo para fazer a reeducação alimentar. Melhor ainda seria um processo de aprendizagem sem a existência de matérias, de séries, de turmas, de classes, de provas, de horários. Isso existe e é extraordinariamente muito mais eficiente e eficaz do que o sistema tradicional de ensino e aprendizagem. Procure conhecer a "Escola da Ponte", de Portugal.

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