Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 29 de maio de 2015
Se a massa é um instrumento animado por energia e energia existe independentemente de existir massa, a energia permaneceria ativa nesse estado quanto no estado de vivência por massa? Evoluindo em ambos aspectos em constância?
Patrícia: que confusão você aprontou. Massa não é um instrumento. Massa é a propriedade dos sistemas que lhes confere a faculdade de resistir às variações de velocidade. O conteúdo dessa propriedade é uma grandeza, também chamada de massa, que pode ser medida experimentalmente, desde que se defina um padrão unitário. Então se providencia alguma interação desse padrão com o sistema cuja massa se queira saber, isolados do resto do Universo, e se medem as acelerações sofridas por cada um. A massa do sistema é a razão da aceleração do padrão para a do sistema. A massa de um sistema é uma propriedade aditiva, formada pela soma das massas de todos os componentes do sistema adicionada às energias das interações internas desses componentes, devidamente convertidas pela relação E = mc². As energias podem ou não depender das massas. As energias potenciais das interações elétricas, nucleares fortes e nucleares fracas não dependem da massa. Mas a energia potencial gravitacional e a energia cinética dependem da massa. Todas essas contribuem para a massa de um sistema. Energia só existe ativamente. Ela não é ligada e desligada. Se há energia, ela está ativa, seja cinética, seja potencial. O que você quer dizer por "estado de vivência por massa"? Energia não é algo que "evolua". Energia é algo que se transforma ou se transfere. Mas as transformações de energia não são uma "evolução", pois, em geral, são reversíveis. E mesmo quando não são, por exemplo, no caso de dissipação térmica, a passagem de uma energia da forma mecânica para a térmica não é uma "evolução". Até pelo contrário, seria uma "involução". Realmente eu não entendi a sua pergunta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário