Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
Ué, mas essa não é uma prova do fracasso do comunismo? Ele não é um sistema econômico aplicável, é utópico, idealista. Após dezenas de tentativa de implementá-lo, se ninguém conseguiu, isso pra mim é suficiente: ele não funciona, devemos procurar um modelo melhor.
Mas o comunismo ainda não foi aplicado em lugar nenhum. O que se aplicou foi o socialismo de estado, esse sim, um fracasso. Marx supunha que o socialismo seria a ponte para o comunismo, mas se equivocou. Não é pelo socialismo que se atingirá o comunismo e sim pela pulverização do capitalismo, transformando todo mundo em capitalista e acabando com o trabalho assalariado. Mas isso nunca foi feito. E tem que ser feito dentro de um sistema político inteiramente democrático e com liberdades amplas. Isso é um processo extremamente demorado, da ordem de séculos. Mas é como precisa ser feito. Em verdade o que caracteriza o capitalismo não é a existência de capital mas sua concentração.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário