Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 8 de setembro de 2016
A sociedade ocidental é sustentada por três pilares FUNDAMENTAIS: A moral judaico-cristã, o direito romano e a filosofia grega. Concorda? 12/01/2016
Em grande parte sim, mas não só. Na conquista do Império Romano pelos bárbaros, eles trouxeram muitos valores que cultivavam e que passaram a integrar a carta de valores da civilização dita "ocidental". Todavia, houve intercessão das contribuições morais também dos romanos e gregos com as judaicas, que se consubstanciaram na cristã. Os judeus, por exemplo, admitiam a poligamia e os romanos não, como os cristãos. Outros valores evoluíram dentro da própria civilização ocidental, como a rejeição à escravidão. E continuam evoluindo, como a aceitação do sexo pré-conjugal. Por outro lado, a filosofia grega apresentou duas propostas que se degladiaram entre si, que foram a platônica e a aristotélica. Outro valor que é próprio da própria civilização ocidental, na Filosofia e na ciência, é o ceticismo e o método científico, que nem os judeus, nem os romanos, nem os gregos (com raras exceções) cultivavam. Quanto ao direito, o romano foi muito influenciado pelo dos bárbaros o que resultou no feudalismo, com o sistema de suserania e vassalagem. De qualquer modo, essas três contribuições foram preponderantes, apesar de não únicos sustentáculos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário