Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 23 de agosto de 2017
Como não? A força de maré impõe que corpos dispostos na vertical de um campo gravitacional distanciem entre si durante a queda livre. Estou errado?
Este é um caso, mas isso não é verdade em todos os casos. Se os corpos estiverem na mesma vertical em relação a um centro atrator, então o mais próximo terá maior aceleração do que o mais afastado e, portanto, se afastarão. Mas se eles estiverem em verticais distintas, à mesma distância do centro atrator, eles se aproximarão. Se estiverem em verticais distintas e a distâncias diferentes tem-se que analisar caso a caso. Todavia isso não é explicação para a expansão cósmica, pois essa não se faz em relação a nenhum centro e, por outro lado, a relação entre a velocidade de recessão e a separação entre os corpos não é a que decorre de uma análise da velocidade de separação de corpos que se movem gravitacionalmente em uma mesma vertical em relação a um centro atrator. Pode calcular.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário