Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 22 de agosto de 2017
Quando jogamos uma bola de basquete e ela bate no chão, parte da energia cinética é transformada em energia térmica e sonora. Mas a bola ricocheteia voltando obviamente a se mover e portanto, possuindo energia cinética. Mas essa energia cinética advém da potencial elástica devido à deformação?
Exatamente. Todo corpo quando choca está com alguma velocidade. Até que atinja a velocidade zero ele ainda continua se movendo, já encostado, até parar. Enquanto isso se deforma e deforma o corpo contra o qual se chocou. Essa deformação aproxima os átomos que se repelem e, enquanto estão mais próximos, acumulam energia potencial. Depois essa força restauradora faz com que os corpos voltem, mesmo que parcialmente, à forma original, até que a força se extinga. Nesse retorno os corpos se repelem e adquirem velocidade. Se um deles tiver bem mais massa, como algo fixo ao planeta Terra (que então terá a massa da Terra), a velocidade fica, na prática, toda com o de menor massa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário