Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 26 de janeiro de 2018
O que causa a expansão do universo? Na sua opinião o que é a energia escura? Trabalho realizado pela conservação de energia, pela diminuição da exergia do universo? Mas isso não implicaria na expansão desacelerar?
A expansão do Universo é provocada por um campo que atua diretamente no espaço, e o faz inchar, isto é, aumentar a separação entre seus pontos, sem que o conteúdo que o preencha saia do lugar. Os lugares é que ficam mais afastados entre si. Tal campo atuou de modo extremamente intenso no período denominado "inflacionário", depois arrefeceu e, posteriormente, passou a atuar novamente, de modo bem menos intenso, o que ocorre até o momento. Qual seja a natureza desse campo, não se sabe. Ele foi denominado, impropriamente, de "energia escura", mas não se trata de uma energia e sim de um campo. Energia não é uma entidade, e sim uma propriedade. Não se sabe, inclusive, se esse campo atual, que provoca a expansão, seja o mesmo que provocou a inflação. Isso tudo ainda é objeto de pesquisas. A ação desse campo expansivo não é explicada por nenhuma finalidade. Aliás, em ciência, nada se explica por sua finalidade. Sem considerar esse campo, mas apenas a ação da gravitação, atraindo o conteúdo do Universo, mesmo que tenha havido um impulso inicial, no Big Bang e outro no período inflacionário (que foi imediatamente após o Big Bang), realmente a expansão deveria ser desacelerada, como se considerava nas teorias cosmológicas anteriores à consideração da existência dessa dita "energia escura".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário