Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 15 de abril de 2018
como faz pra calcular a entropia do universo? e eu vi que voce disse que no futuro so havera campos, entao como calcula a entropia do futuro, em que nem gas ha?
Em tese a entropia pode ser calculada pelo logarítmico neperiano do número de estados microscópicos associado a um dado estado macroscópico. Isso não depende do sistema ser formado de partículas ou só de campo. Uma cavidade metálica oca, totalmente evacuada mas preenchida por campos elétricos e magnéticos terá uma entropia assim calculada, em que as variáveis que especificam o estado macroscópico serão o volume, o potencial, a frequência de oscilação e outras possíveis. Então se poderá cogitar da totalidade de modos de distribuição de cargas na superfície da cavidade que produzam esses mesmos valores dessas variáveis de estado macroscópicas. Uma expressão similar para o universo, agora não em termos de campos elétricos e magnéticos, mas em termos de curvatura e campo da matéria poderia ser desenvolvida. As variáveis macroscópicas seriam o total de energia, o volume em questão e outras possíveis. Note que, em se considerando o Universo infinito, a entropia que se pode calcular não é a do Universo todo e sim de algum subconjunto dele, e, com isso, calcular sua densidade de entropia. A aposição da constante de Boltzmann é apenas para expressar o resultado em algum sistema de unidades. Mas o que importa é o logaritmo do número de estados acessíveis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário