Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 16 de abril de 2018
Qual é a metodologia de estudos mais eficiente que existe até o momento ? Todo mundo já sabe que estudar não é o suficiente (óbvio que isso não despreza a importância dessa etapa) ? Tem algo mais, o que seria ? Ou varia de pessoa para pessoa a melhor forma de fixar os conteúdos ?
A melhor forma de, realmente, aprender algo, é se preparar para ensinar isso aos outros. Mesmo que seja de forma fictícia. Ou seja, você tem que preparar uma aula para ensinar aquilo que quer aprender. Então tem que se valer de vários livros para ver diferentes formas do assunto ser apresentado. Tem que montar um esquema, um plano de aula. Tem que engendrar meios de explicar de modo a que se entenda o que se está ensinando. Tem que inventar exemplos. Tem que inventar exercícios e formular problemas. Tem que elaborar um questionário em que sejam inquiridas as considerações importantes referentes ao assunto. Por exemplo, em que situações se aplica, em que não se aplica. Tudo isso é fundamental e precisa ser muito bem assimilado para que se possa dizer que o assunto foi entendido, compreendido e aprendido. Para o resto da vida. Não se pode esquecer, também, da questão neurológica de transferência do conteúdo da memória de curta duração para a memória de longa duração. Isso se dará se o assunto for abordado uma segunda vez, separada da primeira, no mesmo dia, antes que se durma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário