Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 30 de julho de 2019
4- Anarquismo, pra que? https://ask.fm/wolfedler/answers/145172041757 , "em uma anarquia todos são competentes, lúcidos e responsáveis, a escolha sempre recairá em quem tenha capacidade para exercer a coordenação. Simples assim". Se for assim, com toda esta boa vontade o Capitalismo fica perfeito.
Não fica não. Porque o capitalismo tem uma perversidade intrínseca que é a de considerar que o capital esteja nas mãos de alguns e não de todos. E que alguns aufiram rendimentos pelo aluguel de sua força de trabalho. Isso é uma espécie de escravidão. O socialismo de estado também padece do mesmo defeito, já que apenas substitui o patrão privado pelo patrão estatal. Só o comunismo é que abole o patrão, fazendo com que todos sejam os donos dos empreendimentos em que trabalhem e aufiram lucros e não salários, por não serem empregados de ninguém, nem do governo, mas sócios. O comunismo, que é um sistema econômico e não político, porém, só fica bom quando se dá no bojo do sistema político anárquico, isto é, em que não haja governo. E isso, certamente, requer que todos sejam conscientes, responsáveis, dedicados e desprendidos. Tal situação é condição prévia para se haver o anarco-comunismo. Daí que seu atingimento levará muito tempo. Não dá certo, como já comentei muito, estabelecer o anarco-comunismo por meio de uma revolução. Tem que ser por evolução.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário