quarta-feira, 31 de julho de 2019

Já pensou em doar sua Biblioteca para a Universidade de Viçosa, a exemplo do antropólogo Vicente Sales que doou sua Biblioteca à Universidade do Pará?

Não. De forma nenhuma eu doarei minha biblioteca para qualquer biblioteca pública. Tive um imenso desgosto em ver que os livros de meu bisavô, doados à Biblioteca Municipal de Barbacena, foram descartados por serem "velhos". Eram livros do século dezenove, em encadernações de couro, nas primeiras edições de escritores portugueses. Também já colaborei na catalogação de muitos livros de Física e Matemática para a Biblioteca da Universidade Federal de Viçosa e pude me inteirar do trabalho interno deles. Os funcionários não tem um amor entranhado pelos livros, como todo bibliotecário tem que ter, de modo que, também descartam os que eles consideram irrelevantes. Para mim não existe livro irrelevante. Todo livro é para ser preservado, sem exceção. Por isso quero fundar uma biblioteca que tenha essa filosofia. Não só livros como qualquer outro bem cultural, como partituras, vídeos em fitas, vídeos digitais, discos digitais, discos analógicos, fitas de áudio, fotografias, slides, gravuras, telas de pintura, desenhos, plantas, mapas, películas cinematográficas, revistas, jornais, programas de computador (mesmo obsoletos) e por aí vai. Biblioteca é para preservar tudo. Bem como dispor dos dispositivos de leitura e exibição ou audição de todas as formas de armazenamento dos conteúdos, mesmo que não sejam mais usadas.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails