segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cite uma forma eficiente de estudo.





Não se preocupe com a eficiência e sim com a eficácia. Eficiência é uma qualidade do processo, eficácia é do resultado. O importante não é o estudo e sim a aprendizagem. E aprendizagem não é só de conhecimentos. É de habilidades, de capacidades, de correlações, de utilização, de comportamentos, de posturas. Para adquirir isso tudo, há que se contextualizar a aprendizagem em situações reais. A escola tradicional, com aulas expositivas, feitura de exercícios e solução de problemas, não atende satisfatoriamente a um aprendizado eficaz. O problema é que não temos, no Brasil, escolas com processos de ensino-aprendizagem adequadamente concebidos.

Como fazer? Eis minhas dicas:

1. Vá para toda aula tendo lido a matéria e anotado os pontos que não entendeu para perguntar. Além disso, faça uma lista de questões que o livro ou apostila não abordou e você queira saber, para seu entendimento e compreensão (entendimento é saber os porquês, os comos e os para quês - compreensão é saber a relação do assunto com o resto dos conhecimentos).
2. Preste a máxima atenção na aula e não consinta em sair dela sem ter entendido tudo, mesmo que não compreendido. Seja crica e não tenha vergonha de pagar mico.
3. No mesmo dia, antes de dormir, revise a aula, responda aos questionários, faça exercícios e resolva problemas, mesmo que o professor não tenha passado.
4. Se der, escreva notas de aula como se estivesse fazendo uma apostila para alguém aprender por ela. Seja convincente e argumentativo. Dê exemplos.
5. Nunca deixe de estudar pelo menos meia hora por dia, em casa, para cada aula que tiver tido. Mas tem que ser no mesmo dia, antes de dormir. Se você tem aulas à noite, estude de madrugada e compense dormindo de dia.
6. Procure achar situações reais em que aquele conhecimento se aplique e simule uma aplicação dele a elas. Não dependa do que o professor passe apenas. Invente você mesmo.

Lembre-se: na aula você tem que conhecer e entender. Mas você só compreende e aprende na hora que estuda, fora da aula.
Esses conselhos se baseiam na neuropedagogia. A transferência da memória de curta duração, no hipocampo, para a de longa, no córtex, se dá durante o sono, desde que o assunto tenha envolvido emoção ou tenha sido reforçado.
Esteja certo que o aprendizado só se dá, de fato, quando você usa o conhecimento, as habilidades e tudo o mais na solução de problemas reais, preferivelmente complicados, para por o cérebro para trabalhar. É como o treinamento de um atleta para as olimpíadas. Com moleza não se consegue nada. Passe a gostar de tudo que seja difícil, complicado, trabalhoso, demorado. Aí você vai aprender.

Recomendo o livro "Aprendendo Inteligência" de Pierluigi Piazzi (Aleph)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails