Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Professor, tente me explicar algo que não entra na minha cabeça de modo algum. Segundo a teoria especial da relatividade, a luz de um objeto em movimento viaja sempre na mesma velocidade, independente da velocidade do objeto. Por que? E como?
Porque a luz não é um objeto lançado. O fóton não é uma partícula material. É um pacote de campos elétricos e magnéticos auto-propelentes. A variação de um induz o outro variando e a variação deste induz o primeiro à frente. E isso vai indo. Mas a velocidade com que se propele é uma velocidade do campo em relação a si e não a nada exterior. Assim, não depende da velocidade da fonte emissora nem do dispositivo detector. Tem sempre a mesma velocidade, que é dada pelas equações de Maxwell, em termos da permissividade e da permeabilidade do vácuo, pois a luz sempre se propaga no vácuo. Uma velocidade menor da luz em um meio é só um resultado estatístico devido às absorções e reemissões. Mas entre um átomo e o outro, a luz está no vácuo. Então a velocidade da luz, no vácuo, não depende do movimento do observador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário