Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Por que não se soma a velocidade de um corpo qualquer em movimento com a velocidade da luz do mesmo corpo? Quero dizer, por que essa constância relativa ao todo que a velocidade da luz possui? E por que nunca conseguiremos ultrapassar a velocidade da luz?
Porque, uma vez que a velocidade da luz é invariante com o referencial, a composição de velocidades não pode ser por adição simples. Se você montar um sistema de equações para preservar esta invariância, você obterá as equações das transformações de Lorentz. Isto está deduzido no livro de Relatividade Especial do Resnick (muito bom). Não é possível acelerar um corpo até a velocidade da luz porque, quando a velocidade aumenta, a massa relativística aumenta e a aceleração vai diminuindo, chegando a zero na velocidade da luz, que fica intransponível. Seria preciso uma energia infinita para chegar à velocidade da luz. Mas corpos sem massa podem alcançar a velocidade da luz, como a própria luz, ou, até, ultrapassá-la, como uma sombra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário