Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 11 de junho de 2012
Comente: "Os ateus querem nos convencer de que a vida começou sem sentido e se encerrará abruptamente. Eu acho improvável o fato de a complexidade humana e natural advir de um conjunto de casualidades e acontecimentos coincidentes."
É improvável sim, mas é o que aconteceu. A existência do planeta Terra, com todas as condições que ele exibe para ter permitido o surgimento da vida e, ainda mais, da vida inteligente, é um fato de extremíssima raridade. Uma probabilidade ínfima. Mas está aí. Ganhar na loteria também é muito improvável (mas não tanto). Você pode jogar toda semana a vida toda e provavelmente nunca ganhará. Você e milhões de jogadores. Mas, toda semana, algum ganha. A probabilidade que ele tinha de ganhar é a mesma que a de qualquer um. Mas ganhou. O fato de ser improvável não significa que é impossível. Se existimos é porque ganhamos na loteria. Não é necessário que tenha havido a interveniência de nenhuma entidade inteligente criadora do mundo para que tudo tenha surgido. Mesmo sendo improvável, tudo pode, perfeitamente, ter surgido por acaso. O acaso é capaz de qualquer coisa. E as coincidências, exatamente é que possibilitaram que tudo se desse como se deu. Mesmo com sua extrema improbabilidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário