quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mestre, o que o senhor diria para as pessoas começarem a gostar de estudar? Estudar por prazer ou estudar pq o estudo dará um futuro melhor? Estudar só para passar é válido? Como o senhor se motivava a estudar matérias que não gostava?

Eu sempre gostei de estudar tudo, principalmente o que não era dado no colégio. Em verdade eu estudava pouco. Só prestava atenção na aula. E, enquanto o professor explicava, eu ia estudando no livro além dele, porque eles eram lentos. Quando ele ia explicar, eu já sabia. Aí ficava estudando outra coisa, lendo um livro ou desenhando histórias em quadrinhos. Mesmo assim era o primeiro aluno da turma. Exceto na faculdade, em que tinha uma colega de QI 180. Aí eu era o segundo. Estudávamos juntos. No que deu? Me apaixonei por ela. Aí a gente namorava mais do que estudava. Enquanto ouvia música clássica.

Não se gosta de estudar. Gosta-se do assunto que se está estudando e, então, se estuda para saber. Se bem que é um grande prazer resolver um problema bem complicado de matemática ou física. Química é extremamente fácil. Não tem graça. Só se aprende o que se estuda porque está achando bom saber. Por obrigação não adianta. Não aprende. O jeito é aprender a gostar de tudo. Para tal é preciso não se limitar aos livros textos da escola. Vai para uma biblioteca e pega livros de história e geografia do curso superior e estude por eles. Você vai aprender muito mais do que é exigido. Não adianta querer saber de macetes. O negócio é saber a matéria. Experimenta escrever uma apostila para o pessoal aprender por ela. Assim você terá que achar tudo a respeito e, ainda, arranjar uma redação decente que faça todo mundo entender e aprender. Uma coisa você tem que esquecer que existe pelo resto da vida: preguiça. É interessante misturar mais de um assunto no estudo. Por exemplo, se vai escrever uma apostila de física, escreva em inglês. Outra coisa importante é mudar a visão de mundo. Não pense no conhecimento só pela sua utilidade. Pense no conhecimento (e no desenvolvimento de habilidades) como uma riqueza da vida, em si mesmo, para seu deleite, mesmo que não sirva para nada útil. Assim você vai querer estudar música, artes plásticas. Pense no aprendizado como um esporte. Estudar é o mesmo que treinar para praticar um esporte. Mas um esporte do cérebro. Aprenda a curtir, como se curte malhar na academia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente motivador...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails