segunda-feira, 11 de junho de 2012

Professor, fiquei curiosa. Sempre li perfis e pessoas aqui que dizem ser ateias, porém elas são sem cultura alguma, a ponto de nem saber explicar o pq e o que levou a fazer essa escolha. Então: Pq você é ateu?





No tempo em que eu era católico e acreditava em Deus, meu ideal era ser santo e, por vários anos, tentei me comunicar com Deus, inteiramente em vão. Passei a estudar minha religião, ao mesmo tempo em que estudava muita filosofia, física, cosmologia, biologia, história e outros assuntos (música, pintura, literatura etc). Nunca me contentei apenas com o que os professores ensinavam. Meus estudos e reflexões me levaram a concluir pela total impropriedade da fé e, em decorrência, de qualquer religião. A princípio, aos 19 anos, me tornei agnóstico e depois, pelos 23 anos, ateu, da modalidade cética, isto é, não dogmática. Desde então venho me aprofundando no estudo das argumentações contra e a favor da existência de Deus e estou cada vez mais convencido de sua inexistência. No entanto, tenho a mente aberta, de modo que posso mudar o meu modo de pensar, se convencido. Todavia isto ainda não se deu. Mesmo os argumentos do Craig eu considero insuficientes. Tendo feito mestrado em Cosmologia e sido professor de Física Quântica, pude ver que um dos principais argumentos a favor da existência de Deus, que é o de que todo evento seja efeito de uma causa, é algo que não ocorre necessariamente na natureza, em que muitos eventos não possuem causa alguma. Assim, o próprio surgimento do Universo não necessita ter causa. Mesmo que eu seja convencido de que Deus exista, acho muito difícil considerar que ele seja o ser que o cristianismo conceitua, possuidor de tripla personalidade, muito menos considerar que Jesus Cristo seja Deus e toda essa história da redenção, que me parece fabulosamente inverossímil. A aceitar algum Deus, para mim, seria o conceito deísta. Outro problema correlato, de difícil aceitação para mim, é a existência de uma alma imortal. Todos os indícios são no sentido de que a mente seja uma função do organismo, que se extingue com sua morte.
Sou ateu defendo minha posição, inclusive fazendo meu proselitismo para converter os crentes à não crença. É claro que existem ateus ignorantes e ateus lúcidos e conscientes do que são , que, realmente, consideram que não existe nenhuma espécie de deus ou deuses, nem espíritos, como anjos, demônios ou uma alma imortal. Sim, materialista mesmo (alíás, fisicalista, como é melhor se dizer, pois o mundo natural não é feito só de matéria, mas também de radiação e campos). Não há evidência nenhuma de que exista algum deus, de modo que, mesmo não se tendo prova cabal de sua inexistência, os indìcios a favor dela são tão grandes que não se pode ter outra forma de considerar. Por outro lado não há nenhuma prova de que deus exista, de modo que, como sua existência não é uma evidência, a hipótese nula é supor que não exista, o que não requer prova alguma. Por outro lado é preciso entender que ser ateu não significa absolutamente ser uma pessoa sem princípios nem virtudes. O comportamento ético, nobre, altruísta, justo, honesto, verdadeiro, generoso e bondoso é uma qualificação humana que independe de se acreditar ou não em deus.
Quando li “Servidão Humana” de Somerset Maugham foi que realmente me assumí como ateu, que, de fato já era em espírito. Fui muito religioso mas o aprofundamento de meus estudos de física, filosofia e teologia me levaram a concluir que não existe deus nenhum. Mas eu ainda estava incerto até ler esse livro. Excelente!

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente texto.

Anônimo disse...

Excelente o texto. Muito bom mesmo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails