Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Ernesto, eu assisti o filme "O mundo de sofia" certa vez e fiquei pensando... Existe a frase "Penso, logo existo", mas Sofia acreditava que podia pensar, então acreditava que existia, não que era uma ideia, logo isso contesta a firmação de Descartes?
O que Descartes quis dizer é que não podia ter certeza de nada, exceto de que existia (pelo menos a sua mente), pois estava pensando. O fato de pensar é o único que você pode garantir sem precisar de acreditar, pois, mesmo que suponha que seja só um sonho, é um pensamento. O resto, ou seja, a existência do seu corpo e do resto do mundo, pode ser só uma ilusão. Mas há indícios de que seja real, de modo que podemos supor que seja. Mas isso já é uma crença. A existência garantida é só a da mente da pessoa que pensa. Não do seu corpo, nem de outras mentes e nem do mundo objetivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário