Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 17 de março de 2014
Existe diferença objetiva entre ações como estupro e outras como filantropia? Qual? O que fundamenta esses valores morais objetivos? Se eles são produtos de racionalização profunda, como uma pessoa ignara, que nunca teve acesso a disciplina Ética no colégio, consegue discernir ações viciosas de virt
As pessoas humanas dotadas de pleno funcionamento mental, mesmo ignorantes, possuem a faculdade da empatia, que consiste em se colocar no lugar do outro e pensar e sentir como se fosse ele. Assim, toda pessoa é capaz de saber que está fazendo uma maldade ou uma bondade. Ela sabe que seu ato seria algo que não gostaria de que fizessem com ele mesma. E isso é um dos pilares da ética, mesmo se não explicitado. Portanto a ética filosófica, em verdade, é uma explicitação de comportamentos humanos adquiridos ao longo da evolução. E não são apenas humanos. Outros primatas e golfinhos, por exemplo, também exibem empatia. Bem e mal, sendo, pois, ações que provocam felicidade ou infelicidade, alegria ou tristeza, prazer ou dor, são perfeitamente identificados por qualquer pessoa, sem a necessidade de ter um aprendizado a respeito. É natural.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário