Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 21 de março de 2014
O senhor não acha que é extremamente otimista com a ideia da sociedade anárquica ? O senhor acha que a cultura consumista e individualista ocidental que tomou o mundo quase que por inteiro, permitiria tal mudança ?
Claro que sim. Isso é o que vem acontecendo nos últimos milhares de anos e vai continuar a evoluir por mais alguns milhares de anos até chegar lá. Compare a situação dos países escandinavos com o Brasil. Se eles chegaram lá, também conseguiremos e fatalmente chegaremos. Só que, então, eles já estarão bem na frente. Veja a comunidade européia. Veja os softwares livres. Tudo isso já é evolução para a anarquia. Quanto todos os países da comunidade européia estiverem no nível social e econômico dos escandinavos, eles se dissoverão em uma única Europa. Com as nacionalidades significando apenas aspectos culturais diversos. e não políticos e nem econômicos. A Bélgica ficou, há tempos, vários meses sem governo e tudo continuou funcionando normalmente. Nos países altamente civilizados, o governo não faz falta. Estão fechando prisões na Suécia por falta de presos. Na Islândia o povo derrubou o governo ineficiente e restaurou a moralidade política. Quando a Europa estiver no nível da Escandinávia, os Estados Unidos poderão estar no nível da Europa e o Brasil no nível dos Estados Unidos. Note que, para se chegar à anarquia, é preciso acabar com a pobreza, com a doença e com a ignorância. A anarquia não é um meio de ser resolver os problemas do mundo e sim o estado que se atingirá quando os problemas forem resolvidos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário