Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 20 de março de 2014
Professor, é certo que o capitalismo esbanja recursos naturais ao máximo, sendo que é uma economia baseada em crescimento infinito.Porém, os recursos não são infinitos, e um dia acabarão.O sistema econômico padrão do mundo é insustentável, certo ?
Certamente que sim. Não é possível manter um sistema econômico fundamentado na necessidade de crescimento indefinidamente. Haverá sempre um ponto de saturação além do qual ou se mantém uma estabilidade ou se decresce. Ou seja, qualquer curva de crescimento não pode ser indefinidamente exponencial (razão áurea). Ela será uma curva logística. E a saturação de muitos bens já está começando a se apresentar. Porque economia não é a ciência do dinheiro e sim a ciência da produção e distribuição de bens. Em que se pode ou não usar o dinheiro como meio de troca. Mas há outros modelos econômicos, que não se baseiam em trocas e nem precisam usar dinheiro. E nem se fundamentam na necessidade permanente de crescimento. Mas essa economia não é ensinada nas escolas, porque vai contra os interesses imediatistas dos detentores do capital. Não estou falando de uma economia socialista. Não há uma dicotomia entre o socialismo e o capitalismo radical. Há outras vias e nem são intermediárias entre essas. Estão em outras direções. O anarco-comunismo é uma delas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário