Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Eu acho errado acreditar que algo fez-se de origem aleatória. Vi que você acredita que o Big Bang foi originado de um evento fortuito, ao caso. Isso seria basicamente assumir que situações aleatórias podem acontecer em nossa volta. Como aparecer uma pedra magicamente na frente por exemplo.
Essa não e a noção de aleatoriedade correta. Mágicas não existem. Os eventos macroscópicos não possuem a aleatoriedade essencial dos eventos microscópicos. Mas podem possuir outro tipo de aleatoriedade que é o funcionamento caótico, em razão da multiplicidade de fatores envolvidos. Como se dá na previsão do tempo. O surgimento do Universo é um evento singular, pois se refere a uma transformação única da inexistência de qualquer coisa (inclusive de leis naturais) para a existência de tudo. Isso é perfeitamente possível de ser fortuito. Mas também podem haver eventos fortuitos a nossa volta que vão interagir conosco e, inclusive, influenciar o curso de nossa vida. Não se trata de mágica, mas de coincidências. A evolução do Universo como um todo é feita de inúmeras coincidências que não permitem nenhuma previsão do futuro. E não é uma questão de falta de informação ou incapacidade preditiva. O indeterminismo é um componente essencial do comportamento do mundo, bem como a presença de eventos incausados.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário