quinta-feira, 5 de junho de 2014

Por que suas provas não tinham limite de tempo?‎

Porque eu pedia para os alunos escreverem um capítulo explicando algum tema de modo que alguém, lendo, aprendesse. Podia-se consultar o que se quisesse, menos o colega. Mas a questão era individualizada. Cada um tinha a sua diferente. A prova começava às 14 horas e podia ir até as 23 horas, pois era quando a Universidade fechava. As turmas tinham poucos alunos, terminais do bacharelado em física, nunca mais de dez. Como eles iriam ser professores e pesquisadores, tinham que saber explicar, dar exemplos. Às vezes eu pedia deduções que os livros não mostravam. Nunca problemas numéricos, pois eu lecionava física teórica (quântica e relatividade). Geralmente eles levavam quatro horas para redigir o trabalho. Podiam sair para lanchar e ir ao banheiro quando quisessem. As aulas também não eram exposições e sim discussões sobre o conteúdo dos livros que, geralmente, eram em inglês. Os alunos tinham que, antes, ter estudado o capítulo que era destrinchado na aula, tintim por tintim. até ficar completamente entendido.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails