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quinta-feira, 5 de junho de 2014
Por que suas provas não tinham limite de tempo?
Porque eu pedia para os alunos escreverem um capítulo explicando algum tema de modo que alguém, lendo, aprendesse. Podia-se consultar o que se quisesse, menos o colega. Mas a questão era individualizada. Cada um tinha a sua diferente. A prova começava às 14 horas e podia ir até as 23 horas, pois era quando a Universidade fechava. As turmas tinham poucos alunos, terminais do bacharelado em física, nunca mais de dez. Como eles iriam ser professores e pesquisadores, tinham que saber explicar, dar exemplos. Às vezes eu pedia deduções que os livros não mostravam. Nunca problemas numéricos, pois eu lecionava física teórica (quântica e relatividade). Geralmente eles levavam quatro horas para redigir o trabalho. Podiam sair para lanchar e ir ao banheiro quando quisessem. As aulas também não eram exposições e sim discussões sobre o conteúdo dos livros que, geralmente, eram em inglês. Os alunos tinham que, antes, ter estudado o capítulo que era destrinchado na aula, tintim por tintim. até ficar completamente entendido.
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