Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 5 de junho de 2014
Prof, eu tenho uma dúvida um pouco idiota. Como é feito o fazer científico(se é que possa ser chamado de ciência) na disciplina de história? Principalmente em momentos tão remotos como os da antiguidade. Ou ainda mais que isso, nos períodos pré-paleolítico.
Existem muitos modos do fazer científico e o modo peculiar da história não deixa de ser científico por ser diferente do modo das ciências exatas e biológicas. Investigar o que aconteceu em algum lugar em certo tempo passado é um procedimento científico, inclusive de extrema complexidade, pois consiste no cotejo de indícios provenientes de relatos documentais, arqueológicos, antropológicos e outros para que se possa de toda essa teia, extrair conclusões, sempre provisórias, sobre o que, de fato, deve ter ocorrido. De certa forma isso é semelhante ao método da geologia e da paleontologia, que, absolutamente, não são ciências humanas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário