Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 14 de agosto de 2014
Professor, seu desprezo intelectual pelo cristianismo, a filosofia cristã e suas doutrinas são imperdoáveis. Acaso não sabe que o cristianismo é a base do mundo ocidental? Não sabe que grandes sábios de várias áreas do saber eram cristãos fiéis?
Sim, sei. E acho que, justamente por isso, o progresso da civilização ocidental foi muito mais lento do que poderia ter sido. Claro que a maior parte dos cientistas e filósofos ocidentais era cristão, pois o cristianismo foi a religião predominante no mundo ocidental, depois de Constantino e, nas Idades Média e Moderna praticamente era proibido não ser cristão na Europa e em suas colônias. Só depois da Revolução Francesa é que começou a não ser anormal ser ateu ou agnóstico. Então surgiram cientistas e filósofos sem religião em maior número. Há muito conhecimento que não é prejudicado pelo fato da pessoa crer no sobrenatural. Mas outros são incompatíveis com vários aspectos das diversas crenças religiosas, Por exemplo, a redenção de Cristo só pode ser entendida no contexto do pecado original cometido por Adão e Eva. Considerar que a humanidade não foi criada nessas figuras, o que mostra a Teoria da Evolução, derruba toda a justificativa da redenção.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário