Mas a ética é diferente. A ética é filosófica. Ele não faz prescrições, proibições nem permissões. Ela mostra o que é certo e o que é errado em termos da promoção do bem e da erradicação do mal. E isso é algo inteiramente humano. Não tem nada a ver com o Deus de nenhuma religião. Está relacionado com o que alguma ação seja capaz de produzir. Se dor ou prazer, se alegria ou tristeza, se lucro ou prejuízo, se sofrimento ou satisfação, se felicidade ou infelicidade. Mas o valor ético não se prende exclusivamente à pessoa sobre quem a ação seja alvo ou que dela tire proveito, mas para o conjunto das pessoas envolvidas por ela. Será eticamente correta a ação que promover a maximização da felicidade, da alegria, do prazer, da satisfação, do lucro para o maior número de seres e eticamente errada a que promover o contrário. Note, também, que não se pode prender à ação individualmente, mas ao resultado final que dela decorrer. Outros critérios de eticidade são a possibilidade de elevar tal ação a uma máxima a ser aplicada universalmente, bem como ser do tipo que se deseja que se seja alvo. Assim, pois, a ética é inteiramente secular e sua aplicabilidade para todas as ações humanas é algo que tem que ser considerado como necessário para a promoção da harmonia, da paz, da concórdia, do bem estar e da felicidade social e individual da humanidade.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2016
8 A bonomia é uma virtude que se aperfeiçoa na prática com exercícios. De acordo com ateísmo: não há Deus, portanto não há valores morais absolutos. Se não existem valores morais absolutos ou objetivos, como o Prof. defende a prática e desenvolvimento teórico da ética secular?
Ética e Moral são coisas diferentes. Os valores morais não são absolutos mesmo. Eles são relativos ao contexto local, temporal e de estrato social. Mesmo os valores morais estabelecidos por Deus não são iguais nas diferentes religiões. Então o próprio Deus seria relativo, pois em cada religião ele postulou proibições, permissões e prescrições diferentes. A não ser que se consiga definir uma das religiões como a verdadeira e as outras como falsas. Porém, que critérios usar para isso? A fé, certamente não serve, pois existe fé sincera, verdadeira e profunda de muitas pessoas em relação a todas as religiões. Mas não podem ser todas verdadeiras, pois se contradizem e a verdade tem que ser única. Conclusão: não há como saber qual religião é a verdadeira. Para mim: nenhuma!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário