Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2016
O princípio de incerteza de Heisenberg não prova que o movimento dos elétrons não tem uma causa: apenas descreve a nossa incapacidade de predizer sua posição e velocidade em determinado momento. O simples fato de não podermos predizer alguma coisa não significa que ela não tenha uma causa. Né?
O princípio da incerteza tem a ver com o indeterminismo e não com a incausalidade. A incausalidade se manifesta em outros fenômenos, como a emissão de radiação por sistemas excitados, o decaimento radioativo e a produção de pares de partícula e antipartícula pelo campo do vácuo, por exemplo. Nesses fenômenos se tem uma condição para a ocorrência, sem a qual ela não se dá. Mas não há o que provoque a ocorrência. Ela é fortuita, podendo ocorrer ao cabo de qualquer tempo ou nunca, mesmo que as condições estejam preenchidas. O que se pode verificar é a distribuição de ocorrências em uma amostra de sistemas nas mesmas condições em função do tempo e, com isso, se definir uma "meia vida" que é o tempo em que, na média, metade da amostra apresenta a ocorrência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário