Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2016
Na índia acredita-se que as vacas podem possuir a alma de seres humanos falecidos, por isso, não as comem. Os americanos não acreditam que a alma dos parentes falecidos possa estar numa vaca, comendo livremente carne de vaca. Em suma, é errado comer alguém pra ambos. Isso prova a objetividade moral?
Isso mostra a relatividade de moral. Ou seja, que a moral é relativa ao local, à época e ao estrato social. A moral é que estabelece o que seja permitido, proibido ou prescrito. Mas a moral é sempre objetiva. Ela nunca é subjetiva. Ela é um estabelecimento coletivo, para ser seguido pelos membros de um grupo social. Não existe moral individualizada. Como também não existe moral universal (ou, pelo menos, de toda a humanidade). Moral é de um grupo humano e vai diferir entre os grupos, caracterizados por onde vivem, em que época vivem e em que estrato social vivem. E suma: a moral é relativa e objetiva. Não é absoluta e nem subjetiva.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário