Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2016
Seres humanos são, naturalmente, egoístas e perversos como sugerem a doutrina do pecado original do cristianismo, o realismo político de Thomas Hobbes, bem como as interpretações da antropologia darwinista? Poderá nosso coração de chumbo ser transformado em diamante através da alquimia da educação ?
Isso não é verdade. Engano deles. Os seres humanos são naturalmente capazes do bem e do mal. Mas não são especialmente voltados para o mal. Aliás, são mais voltados para o bem. Você é uma pessoa do mal? Quantas pessoas que você conhece são malvadas? A maioria da humanidade é bondosa e não malvada. Não há uma tendência natural para o mal, para o egoísmo, para a perversidade. Alguns sim. Mas poucos. Em geral as pessoas podem ter desejos de malvadezas, mas não os executam. Os reprimem. Não por medo de castigos ou do inferno. Mas por dó do sofrimento que causariam. Isso é que é a verdade. Estatística. E a educação é capaz, sim, de fazer crescer essa característica e sufocar a oposta. Mas tem que ser algo planejado, programado, estabelecido e cobrado: que nas escolas se ensine ética, se ensine bondade, se ensine altruísmo, se treine altruísmo, se pratique altruísmo. Isso vai levar o mundo para a virtude. Não temos coração de chumbo coisa nenhuma. Nosso coração é de carne. E carne é macia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário