Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2016
Professor, considerando que o universo é infinito e o que estava num ponto menor que um átomo no Big Bang era apenas o universo observável, naquele momento, onde estava o resto do universo? E do que se constituía o resto do universo?
Sendo infinito, o Universo, desde seu surgimento, já surgiu infinito. O espaço que hoje abrange a porção que se pode observar do Universo é que, no início, ocupava apenas um volume menor do que o de um átomo atual. Além do Universo Observável só existe mais Universo, tanto agora quanto quando ele surgiu. Só que agora ele tem uma configuração e aspecto diferentes do início. Hoje ele tem estrelas e galáxias e é transparente. No início ele nem tinha matéria, só campos e era completamente opaco, como é hoje o interior de uma estrela. Só que ele todo era assim. Observe que algo infinito, mesmo que se dilate, continua infinito e, mesmo que se contraia, nunca deixa de ser infinito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário