sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Quando você olha para sua vida (seu passado), se sente orgulhoso ? Me desculpe a curiosidade, mas compensa a vida de professor aqui no Brasil ? Você é uma pessoa admirável Ernesto!

Compensa sim, e muito. Ser professor é uma das mais fantásticas atividades a que se possa dedicar. Comparável a ser um compositor e maestro de música clássica, um filósofo ou um escritor. O fato de trabalhar com a juventude e fazer de cada pessoa uma pessoa de bem e preparada para a vida é algo que não tem preço. Sinto-me, realmente, imensamente orgulhoso de ter lecionado mais de vinte mil aulas nesses mais de quarenta anos de magistério para quase cinco mil alunos e ter passado a eles grandes valores éticos, muito conhecimento, desenvolvido suas habilidades, formado seu caráter, cultivado sua inteligência, enriquecido sua cultura, aprimorado sua sensibilidade, fortalecido sua vontade, provido seu entrosamento social, cultivado seus relacionamentos interpessoais e contribuído para a manutenção de sua saúde física e mental, que são, exatamente, o que um professor tem que fazer com seu trabalho de magistério. Além de ter estabelecido grandes laços de amizade, inclusive tendo sido convidado para padrinho de casamento de alguns. É uma satisfação muito grande ver que, por causa desse trabalho, posso sentir que minha intervenção na vida dessas pessoas foi benéfica e isso me tem feito deixar o mundo melhor, à medida que vou vivendo. Mais valioso do que isso que eu tenha feito foi só ter tido dois filhos e educado-os. Claro que o magistério não me deixou rico, financeiramente falando. Mas me permitiu, também, gozar o indescritível prazer de estar sempre estudando, ao longo de toda a vida. As outras profissões que eu também me sentiria bem exercendo seriam as de filósofo, escritor, cientista, músico e artista plástico. Mas, em todas elas, eu poderia, também, ser um professor. Além do que eu posso, e de fato assim faço, me dedicar a elas todas por diletantismo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails