sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Professor, você já se interessou em estudar química?

Estudei no científico e gostava. Em geral tirava minhas melhores notas em Química. Mas eu acho a Química muito prática e muito restrita a situações particulares. Gosto mais da Física, por ser mais genérica, mais fundamental e menos prática, mesmo que tenha aplicações práticas (pelas quais não tenho muito interesse). Quando estudei, no mestrado, Astrofísica, também estudei Astroquímica. Aí que eu achei interessante, porque se referia a situações em que as pressões e temperaturas eram elevadíssimas e os átomos e moléculas ficavam todos ionizados. Não havia gás perfeito e os níveis de energia a serem estudados não eram os dos elétrons da camada de valência, mas das camadas inferiores, pois os de valência já tinham sido arrancados. Uma química assim é que é mais interessante. O estudo é feito, quase apenas, por espectrometria, já que não se pode trazer o material para o laboratório. É interessante estudar a espectrometria de íons, inclusive de íons moleculares. Inclusive, estudando a emissão de microondas e de raios X, além do espectro visível. Realmente, essa Química é fascinante.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails