Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Professor, não ponha Adam Smith no mesmo pacote que Ayan Rand, Rothbard, Mises etc. Baseada no liberalismo clássico, as ideias de Smith são muito mais sofisticadas e instigantes. Aliás, o pensamento liberal clássico é incompatível com o capitalismo industrial, e ele não era anarco-capitalista
O que não concordo com Adam Smith é que ele considerava que o "mercado" se ajustaria para prover as necessidades sociais, com base no desejo de lucro. Todavia há necessidades sociais que precisam ser atendidas e dão prejuízo. Numa sociedade crata, isso precisa ser provido pelo governo. Numa sociedade ácrata, isso tem que ser provido pelo esforço conjunto da sociedade. Sei que Smith não era anarco-capitalista. Mas eu não concordo com o capitalismo, mesmo crato. Como não concordo com o marxismo-leninismo, mesmo sendo comunista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário