Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 16 de março de 2018
O que a metafísica tem a ver com a dialética? Li em um artigo, onde dizia que a metafísica seria a dialética estática e imutável e que estabelece relações intransponíveis e divisões dicotômicas da realidade...
Isso é uma concepção equivocada. Dialética é uma técnica de argumentação lógica. Ou seja, é a arte de argumentar. Alguns filósofos, como Hegel, Marx e seus seguidores colocaram a dialética como um processo inescapável de transformação da realidade, tanto natural quanto social. Isso não é verdade. Nem tudo é dicotômico e, nem sempre a dicotomia conduz a uma síntese. Há situações policotômicas ou difusas, bem como multidimensionais e a transformação da realidade pode se dar por evolução da tese, sem participação da antítese em uma síntese. A metafísica não estabelece nada disso que está dito na pergunta. A metafísica estuda uma categorização da realidade, as relações entre as categorias e coisas desse tipo, não necessariamente (mas também podendo) enquadradas em situações dicotômicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário