Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 16 de abril de 2018
Como desenvolver o conhecimento/gosto aprimorado pela pintura? Reconhecer o que é bom e o que é ruim? Sempre penso que deve ser muito cansativo olhar por horas pinturas em museus e procuro apreciar pela internet - o que pensa a respeito disto também?
O gosto pelas artes plásticas se desenvolve, justamente, pela insistência em sua apreciação. Contemplá-las ao vivo provoca uma percepção mais aprimorada de como ela seja, o que permite um julgamento melhor de suas qualidades estéticas. Infelizmente, várias se encontram em museus ou residências espalhadas pelo mundo todo, sendo quase impossível ter acesso direto a elas. Mas eu, de fato, gostaria de poder visitar os grandes museus do mundo e ficar vários dias por conta de passear por suas galerias e apreciar as obras. Isso nem me cansaria. O que também gostaria é de poder visitar as grandes obras arquitetônicas: as catedrais, os monumentos, os palácios, os castelos, os grandes edifícios, as torres, as pontes. Contemplar isso tudo ao vivo é uma sensação muito mais fascinante do que ver fotos. Para desenvolver o gosto o bom é contemplar as obras, mesmo em reproduções, pela internet, por exemplo, de um modo crítico e comparativo das características de umas com as outras. Isso desenvolve a percepção estética. Além de ser um exercício extremamente prazeroso. Tanto quanto escutar música e comparar umas com as outras. Ou mesmo, a mesma, interpretada por diferentes intérpretes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário