Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 12 de abril de 2018
http://ask.fm/wolfedler/answers/140167755293 mas eu vi que voce falou que a entropia e proporcional ao probabilidade do sistema, esta se referindo a segunda versao de entropia? e existe estados microscopicos que corresponde a outro estado microscopico como voce disse?
O estado microscópico de um sistema é o conjunto das posições e velocidades de todas as partículas que o compõem. Esse conjunto estabelece a temperatura, a pressão, o volume e outros parâmetros que caracterizam o estado macroscópico do sistema. Acontece que diferentes estados microscópicos podem corresponder a um mesmo estado macroscópico. A quantidade de estados microscópicos que corresponde a um dado estado macroscópico é chamado de peso estatístico desse estado macroscópico. A entropia fica sendo definida como o logaritmo neperiano desse peso, multiplicado pela constante de Boltzmann, para ajustar as unidades. Se se dividir esse peso estatístico desse estado pela soma de todos os pesos estatísticos de todos os estados acessíveis a esse sistema se tem a probabilidade que esse estado macroscópico possui em relação a todos os possíveis estados macroscópicos desse sistema. Na dedução, contudo, da fórmula para expressar a entropia em função da probabilidade do estado macroscópico, vai aparecer o sinal menos e o produto da probabilidade pelo logaritmo da probabilidade, vezes a constante de Boltzmann. É a mesma entropia, só que expressa em termos de outro parâmetro. Note que esse cálculo é desenvolvido para a entropia de um gás. Nos casos de líquidos e sólidos a situação se complica bastante. Aí vai ter que se fazer um curso de Física Estatística.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário