Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 13 de abril de 2018
Professor, nossa sociedade é desumana ou o egoísmo é um fator biológico que não se possa transpor? Explicando melhor.. pq as pessoas não se sentem mal gastando com supérfluos ao invés de prover o necessário para as pessoas que não possuem muitas vezes nem oq comer? Sintoma de desumanidade?
O egoísmo pode ser superado pelo cultivo da virtude sim. E não tem nada a ver com qualquer convicção religiosa. Trata-se de uma concepção filosófica e a Filosofia é que é a grande mestra da vida, não as religiões. O que acontece é que muita gente não tem a sensibilidade desenvolvida e, não sendo das que sofrem necessidades, não se importam com as vicissitudes dos outros. Esse egocentrismo pode nem ser egoísta, mas é um caso de alienação, comum entre ricos, exceto se forem filosóficos. Mas não é fácil levar um rico a filosofar. Por isso é que o sistema educacional tem que priorizar a formação do caráter e ser levado de modo uniforme para toda a sociedade, com entrosamento entre ricos e pobres desde a mais tenra idade. Isso vai acontecer se e quando, como eu espero que se dê, todo sistema educacional seja público, com a inexistência completa de escolas pagas para ricos (o mesmo acontecendo com o sistema de saúde). Podem haver escolas particulares, mas essas têm que ser arrendadas pelo governo de modo que os estudantes não paguem. Aliás isso é melhor ainda do que escolas governamentais. O governo então, (enquanto existir governo, mas isso ainda vai demorar séculos para ser extinto), por meio do Ministério da Educação, funcionando como uma agência reguladora e não como uma organização empregadora de professores, normatiza e fiscaliza o funcionamento do processo educativo. Aí se poderá desenvolver nas pessoas, desde a infância, o altruísmo, a generosidade, o compartilhamento, a solidariedade, a justiça, a compaixão e todas as virtudes ligadas ao amor, bem como as virtudes ligadas à verdade e as virtudes ligadas à bravura, que são os três alicerces de todas as virtudes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário