Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 12 de abril de 2018
Saberia me responder se o aquecimento solar ainda é o melhor sistema para aquecer água em um prédio ou residência? Ou já surgiu algo com melhor custo/benefício?
Depende da situação. Em lugares em que se tenha muita lenha disponível, em fazendas, por exemplo, um aquecimento por serpentina em fogão a lenha é mais econômico, eficiente e eficaz. Ou por meio do gás produzido em um bio-digestor, a partir de esterco de gado. Isso também pode ser feito a partir de esterco humano, em prédios de apartamentos. Sai mais barato do que o sistema de aquecimento solar. Mas este é mais econômico do que o aquecimento elétrico ou a gás de botijão ou encanado. Todavia há certo preconceito no uso do esterco humano. O biodigestor pode, também, digerir resíduos orgânicos oriundos de sobras do preparo de alimentos e, mesmo, dos restos não consumidos. Um problema que muitas pessoas não querem encarar é que isso requer um manejo, que há quem não se disponha a executar. E tem que ter uma instalação de separação dos resíduos sólidos da água. O investimento inicial pode ser mais caro do que o da instalação da energia solar. Mas a energia solar nem sempre está disponível, enquanto o esterco humano, em um prédio grande, sempre vai ser produzido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário