Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 13 de abril de 2018
Percebeu? É possível criar argumentos coerentes para defender absolutamente qualquer coisa, inclusive, para atacar a bondade em si, como eu demonstrei... A lógica é uma ferramenta poderosa e perigosa. Devemos usá-la com sabedoria... Grato pela resposta.
Acontece que a lógica só garante a validade e não a veracidade de suas conclusões. A veracidade depende de dois fatores. Da validade do raciocínio e da veracidade das premissas. Esta não é garantida pela lógica e sim pela verificação fática, ou seja fenomenológica. Portanto a lógica não se presta a defender qualquer proposição como verdadeira não. É preciso que ela seja verificada diretamente ou que as premissas sobre as quais foi construída o sejam. Por isso é que a Física não é só Matemática, mesmo que a Matemática seja essencial para a Física. Necessária, mas não suficiente. Como dizer que "para morrer basta estar vivo". Não basta não. É preciso que se esteja vivo, pois mortos não morrem. Mas é preciso algo mais, senão toda pessoa, mal ao nascer, já morreria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário