Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 16 de maio de 2018
Cinco Preceitos de Buda são: Não matar. Não roubar. Não mentir. Não ter má conduta sexual. Não se entorpecer com álcool ou drogas. Mas levando a liberdade em conta, em que vc discorda sobre os preceitos. Ex: Não matar, mesmo que seja para proteger minha família. Então, o que pensa?
O preceito ético de não matar, que não é apenas budista e nem religioso de qualquer religião, admite exceções nos casos de legítima defesa, de si mesmo e de outrem (familiar ou não) que se encontre na iminência de ser morto, ou ter sua integridade ou saúde prejudicadas por alguma ação, se não houver outro meio de evitar senão matar o agressor, que pode ser uma outra pessoa humana ou um animal. Isso se aplica, também, a insetos e ratos, por exemplo, cuja infestação em casa pode levar à aquisição de doenças. Não sendo por isso, não há porque matar nenhum ser vivo senciente (especialmente para comer). Mesmo baratas, se não for uma infestação, podem ser apenas espantadas. Mas o Aedes Aegypt pode ser exterminado sem ferir a ética. Da mesma forma que há situações em que roubar e mentir podem ser admitidos, como para matar uma fome avassaladora ou proteger um inocente perseguido. E a questão da má conduta sexual é passível de discussão. Para mim tudo que for consentido entre os participantes de intercursos sexuais é legítimo. O que não se pode é forçar ninguém a nada ou fazer algo às escondidas ou, ainda, com crianças e incapazes, além de, mesmo sendo aceitável, fazer algo de modo a escandalizar, especialmente crianças.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário