Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 16 de maio de 2018
por que os físicos tem birra com os engenheiros (ou os graduandos). voce acha que é por causa que a engenharia não explica nada, mas só é prática? Voce já deu aulas para físicos assim?
Esse é, realmente, um dos aspectos. Já dei aula de Física para engenheiros e eles têm muito pouca curiosidade para saber a razão de ser de tudo. Só querem saber como fazer para usar aquele conhecimento. Isso é uma extrema obtusidade que fará com que eles sejam meros reprodutores do que já existe de conhecimento e não vão inventar nada de novo. Para mim, um engenheiro é um inventor. Quanto eu era adolescente e queria ser engenheiro eu queria ser um inventor, por exemplo de um veículo que fosse automóvel, avião e submarino ao mesmo tempo. De mecanismos de levitação anti-gravitacional, de um substituto decente para o limpador de para-brisas, de um substituto funcional para o soutien, sem alças e nem presilhas. Quando eu vi que os cursos de engenharia não formavam inventores, fiquei tremendamente desapontado e me voltei para a Física. Queria inventar a lanterna que emite um facho de escuridão, por exemplo. Os Físicos são muito mais idealistas e preocupados com o conhecimento e não com a sua aplicação, como é o meu caso. Mas eu não tenho birra de engenheiro. Só que prefiro mexer com Física, especialmente com assuntos completamente inúteis, como saber como foi a origem do Universo. E mais, os engenheiros, como os médicos, são muito preocupados com o dinheiro que vão ganhar. Eu não quero nem saber se vou ganhar algo ou não vou ganhar nada se descobrir a explicação de algum fenômeno da natureza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário