quarta-feira, 16 de maio de 2018

por que os físicos tem birra com os engenheiros (ou os graduandos). voce acha que é por causa que a engenharia não explica nada, mas só é prática? Voce já deu aulas para físicos assim?

Esse é, realmente, um dos aspectos. Já dei aula de Física para engenheiros e eles têm muito pouca curiosidade para saber a razão de ser de tudo. Só querem saber como fazer para usar aquele conhecimento. Isso é uma extrema obtusidade que fará com que eles sejam meros reprodutores do que já existe de conhecimento e não vão inventar nada de novo. Para mim, um engenheiro é um inventor. Quanto eu era adolescente e queria ser engenheiro eu queria ser um inventor, por exemplo de um veículo que fosse automóvel, avião e submarino ao mesmo tempo. De mecanismos de levitação anti-gravitacional, de um substituto decente para o limpador de para-brisas, de um substituto funcional para o soutien, sem alças e nem presilhas. Quando eu vi que os cursos de engenharia não formavam inventores, fiquei tremendamente desapontado e me voltei para a Física. Queria inventar a lanterna que emite um facho de escuridão, por exemplo. Os Físicos são muito mais idealistas e preocupados com o conhecimento e não com a sua aplicação, como é o meu caso. Mas eu não tenho birra de engenheiro. Só que prefiro mexer com Física, especialmente com assuntos completamente inúteis, como saber como foi a origem do Universo. E mais, os engenheiros, como os médicos, são muito preocupados com o dinheiro que vão ganhar. Eu não quero nem saber se vou ganhar algo ou não vou ganhar nada se descobrir a explicação de algum fenômeno da natureza.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails