Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 17 de maio de 2018
Povos, nações, impérios e países lutaram por territórios ao longo de toda a história. Todo território ocupado tem um Estado que almeja expandi-lo. Por que isso não tem justificativa?
Isso tem justificativa. O que não tem é a prática de, para expandir o território, dominar e exterminar os povos que habitam outros territórios. A expansão pode muito bem ser feita por meio da miscigenação e da integração entre as populações de modo a que todas passem a ocupar os territórios sem ser preciso que haja nenhuma dominação ou extermínio. Isso, inclusive, é mais vantajoso, economicamente, para todos. Além de, também, ser mais vantajoso culturalmente. O que está errado nesse processo é a dominação de algum povo sobre outro. Isso revela uma falta de civilização da humanidade. Os estados podem se fundir, se ainda não têm o avanço social suficiente para se abolirem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário