Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 17 de agosto de 2018
Diga-nos professor, é correto usar de palavras cultas, usar do vocabulário intelectual o tempo todo? Se não entenderes o que diz é erro de quem estudou ou você precisa se adequar ao nível de capacidade de cada um para ser entendido?
Acho que se deve usar o palavreado adequado a quem ouve. Por exemplo, aqui no Ask eu considero que todos tenham, pelo menos, o Ensino Médio ou o estão cursando. Portanto são pessoas instruídas e conhecedoras da norma culta de língua portuguesa, bem como tendo domínio de um vocabulário mais abrangente. Mas, se eu for falar com alguém que só tenha os primeiros anos do Fundamental, vou usar um vocabulário mais palatável para essa pessoa. Sem, contudo, jamais cometer erros de português, como usar o adjetivo "independente" em lugar do advérbio "independentemente", quando for o caso. Ou falar "a nivel de" ao invés de "em nível de ". Ou ainda "namorando com João", ao invés de apenas "namorando João". E assim por diante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário