Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 17 de agosto de 2018
Sobre "medidas de distâncias astronômicas", eu não sei como fazer algo diferente. Você já orientou artigos assim de graduandos? Por exemplo, posso conhecer muito bem o tema, mas ele precisa ter algo diferente dos outros artigos, não?
Um trabalho de conclusão de curso de graduação não precisa ser inédito. Ele é só uma revisão de conteúdo sobre um tema. A medida das distâncias astronômicas é um tema muito interessante, envolvente e complexo, pois existem muitos métodos, em função da faixa de distâncias abrangida, cada um calibrado pelo que é usado em distâncias menores no intervalo em que eles se superpõem. Assim se têm os métodos de paralaxe, das estrelas variáveis, das estrelas mais brilhantes, das galáxias mais brilhantes, do desvio para o vermelho e da meia vida do brilho das supernovas. Também se pode aproveitar e discutir a avaliação das massas de estrelas e de galáxias, o que levou à descoberta da matéria escura (a descoberta da energia escura se deveu a medida de distâncias pelo método da meia vida do brilho de supernovas). Outro assunto interessante são os métodos de detecção de exoplanetas e avaliação de suas massas e distâncias a suas estrelas. Já orientei um trabalho sobre isso, nos idos dos anos 80 do século passado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário