Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 6 de novembro de 2018
por mais que se procure diversas definições de diversas palavras num dicionário, todas elas serão redutíveis a uma só? definições são arbitrárias e irrefutáveis, mas há diferentes modos de expô-las?
A questão é que, na linguagem comum, nem sempre existe uma definição consensual para cada palavra, de modo que uns e outros consideram que ela tenha significados diferentes. Em ciência, contudo, cada termo é definido de modo preciso e sem nenhuma ambiguidade. No entanto, há autores de livros didáticos que não exaram a definição precisa de alguns termos, talvez porque consideram que seja complicada, o que, de fato, costuma acontecer. Só que não se pode ensinar algo errado porque seja complicado. Tem que ensinar do modo complicado mesmo. Além da definição precisa, é necessário que sejam feitos comentários abrangentes sobre o conceito do termo que esteja sendo definido, para que não fique nenhuma dúvida a respeito. Do mesmo modo que, quando se apresenta uma lei científica ou um teorema, tem-se que explicar bem direitinho os casos em que ela se aplica e aqueles em que não se aplica, em todos os pormenores. Isso, aparentemente, também complica, mas não se pode furtar a considerar tudo, sob pena do aprendizado acontecer de forma imperfeita.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário