terça-feira, 6 de novembro de 2018

Quero conhecer a Relatividade e a Mecânica Quântica formalmente, porém, estou um pouco perdido nessa jornada. Poderia, então, recomendar uma bibliografia partindo da física básica até as teorias que citei (Com as devidas citações da matemática necessária)?

Para a Física Básica eu recomendo, no nível do Ensino Médio, a coleção do PSSC (Physical Science Study Committee), em quatro volumes, editado em português pela Edart, bem como o seu volume de Tópicos Avançados (http://www.ebah.com.br/user/AAAABPKIgAL/ernesto-von-ruckert ).
No nível básico do Ensino Superior eu recomendo o Curso de Física de Berkeley, cujos primeiros dois volumes foram traduzidos para o português pela Edgard Blücher. Os outros três existem em espanhol, pela Reverté e, inclusive, envolvem uma introdução de Física Quântica. Outro bom, também, é o do Alonso & Finn, que agora tem uma edição em volume único em português, de Portugal.
Especificamente na Física Moderna (Quântica, Atômica, Molecular, Nuclear e Relatividade Especial) eu recomendo os livros do Eisberg - Fundamentos de Física Moderna, Beiser - Conceitos de Física Moderna, Acosta, Cowan & Grahan - Curso de Física Moderna e Eisberg & Resnick - Física Quântica.
Infelizmente não existem livros introdutórios de Relatividade Geral. O mais acessível é o do Ohanian - Gravitation and Spacetime.
A Matemática necessária é só o Cálculo Diferencial e Integral, a Álgebra Linear e as Variáveis Complexas. Contudo é interessante dar uma estudada em um livro de Métodos Matemáticos da Física, como o do Arfken & Weber.
View more

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails