Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 29 de janeiro de 2019
A filosofia não é cética. A filosofia é Argumentativa. Dizer que deus existe por que o sinto, não é filosofia. Tenta provar deus logicamente, como faz Anselmo, Tomás, Descartes, etc. é filosofia. Dizer que filosofia prevê ceticismo é matar 95% dos filósofos até hoje existentes.
Discordo totalmente de você. Sem a dúvida não se filosofa. Os filósofos que tentaram provar que existe algum deus buscavam provar o que já consideravam certo. Isso não é filosofar. Para filosofar tem-se que partir de uma hipótese vazia, isto é, de que não se sabe se existe ou não algum deus. Então, definindo-se o que se venha entender por deus, buscam-se comprovações de que tal tipo de ente possa existir, sem nenhuma pré-concepção de que exista ou não. Se 95% dos filósofos não é cético nem livre pensador, então não são filósofos. Note que não me refiro ao ceticismo pirrônico e sim ao cartesiano, ou seja, o metodológico, que é, também, uma característica necessária da ciência. Aliás, a respeito, minha proposta é de que a Filosofia se valha dos métodos científicos de investigação da realidade. Veja isto:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário