Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 29 de janeiro de 2019
Sentir pena de alguém é um sentimento legítimo? É certo? É natural de alguém bom? E por que o alvo deste sentimento, pelo menos em minha vivência, não gosta? Digo sei que é, ou pode ser, uma relação de superioridade e inferioridade. Mas o sentimento por si só é bom? Mesmo que não possa ser expresso
Claro que é algo bom. É uma virtude, denominada compaixão. Consiste em estabelecer uma empatia com uma pessoa que esteja passando por algum sofrimento, passando a sentir, também, aquele sofrimento, de modo mental e, assim, colocando-se no lugar da outra, sem estar passando realmente pelo mesmo problema, poder ajudá-la na solução de seu problema, para o alívio de sua dor. Não significa, absolutamente, uma relação de superioridade ou de desdém para quem esteja sofrendo. E quem esteja sofrendo, deve acolher a ajuda de quem sente pena de seu sofrimento com humildade e gratidão, pois é para o seu bem que a pena é dirigida.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário